Dando cumprimento ao cronograma definido para a instalação e integração de contadores inteligentes, de acordo com o artº 282, nº2, do Decreto-Lei nº 15/2022, de 14 de Janeiro e conforme proposta apresentada e aprovada pela ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, vem a Direção da Casa do Povo de Valongo do Vouga informar que:
Na presente data, os consumidores abrangidos pelos postos de transformação nºs 17 e 23 (Urbanização Vale das Figueiras) têm já a instalação dos contadores inteligentes concluída. Assim, deixam de ser recolhidas, localmente, as leituras dos contadores, uma vez que estas serão feitas por telecontagem (Leituras remotas). Deixa de ser necessária a comunicação de leituras por parte do cliente.
Informamos, ainda, que o posto de transformação nº 11 (Cumeada) está em fase de conclusão da instalação de contadores inteligentes, aplicando-se estas regras assim que concluído.
À medida que outros postos de transformação fiquem com a instalação concluída, daremos a informação necessária nesta página oficial da Casa do Povo (Sector energético).
"A Qualidade de Serviço Cabe a Todos" é uma campanha que pretende criar uma rede de parcerias com instituições-chave do Sistema Elétrico Nacional, no sentido de sensibilizar os utilizadores das redes elétricas de que a melhoria da qualidade de serviço deve contar com a contribuição de todos, sendo uma responsabilidade global.
Pode saber mais sobre esta campanha Aqui
Seminário “A Qualidade de Serviço Cabe a Todos”
A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos – ERSE realizou no passado dia 2 de junho um seminário dedicado à qualidade de serviço técnica no setor elétrico. Com o tema “A qualidade de serviço cabe a todos”, esta campanha pretende alertar os utilizadores de instalações elétricas de que é necessária a intervenção de todos na melhoria da qualidade de serviço.
Da responsabilidade do Grupo de Acompanhamento do Regulamento da Qualidade de Serviço, dinamizado pela ERSE, esta campanha visa criar uma rede de parcerias com instituições-chave do Sistema Elétrico Nacional.
Nesse sentido, foram assinados protocolos de parceria com 22 entidades do setor elétrico com o objetivo de promover informação sobre a vertente técnica da qualidade de serviço através de um conjunto de iniciativas temáticas.
A Casa do Povo de Valongo do Vouga fez-se representar pelo engenheiro Paulino Oliveira, pela Dona Isabel Abrantes e pelo engenheiro Paulo Peixoto.
Sessão de trabalho Tarifa Social
No passado dia 25 de maio de 2015 realizou-se uma sessão de trabalho, nas instalações do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, sobre a aplicação do regime jurídico da tarifa social na eletricidade e no gás natural. A Casa do Povo de Valongo do Vouga, a convite do senhor Ministro Doutor Moreira da Silva, fez-se representar com o senhor António Portilho, com a Dona Isabel Abrantes e com o engenheiro Paulo Peixoto.
Estiveram também presentes nesta sessão, para além do senhor Ministro Moreira da Silva, o senhor Secretário de Estado para a Energia Doutor Artur Trindade, o Diretor Geral da Direção Geral de Energia e Geologia engenheiro Carlos Almeida, o presidente da ERSE professor Vitor Santos, o representante da Autoridade Tributária e Aduaneira, a representante do Instituto da Segurança Social, as Associações de Apoio Social, as Associações de Consumidores e os Comercializadores de Energia Elétrica e de Gás Natural. Desta sessão de trabalho concluiu-se que as metas previstas pelo Governo, de beneficiar 500 mil famílias com a tarifa social estava ainda muito longe, tendo-se registado, até ao final do primeiro trimestre de 2015, apenas mais 50 mil novos beneficiários, cifrando-se atualmente por um valor total próximo dos 95 mil.
Ficou estabelecido que as entidades envolvidas desenvolveriam novos esforços de divulgação da informação correspondente à tarifa social, nomeadamente à publicação do conteúdo das declarações de compromisso, que representam uma forma de atribuição da tarifa social.