De acordo com a tradição, a Casa do Povo mantém a cultura institucional de apoiar a publicação e divulgação de livros, música, fotografia e vídeo, assim como proporcionar palestras, seminários e ações de sensibilização, fornecendo à população um conjunto de condições que contribuam para a melhoria da sua vida social e enriquecimento do seu património cultural.
É igualmente, um propósito da CPVV dinamizar o seu espaço de espectáculos, auditório, organizando eventos culturais em variadas áreas artísticas.
No ano de 2013 foi assim…
Palestra “Segurança na 3ª Idade” – 1.2013
São cada vez mais os perigos que os idosos correm na sociedade actual. E na tentativa de colmatar este flagelo foi realizada, em parceria com a GNR de Águeda, uma palestra sobre “Segurança na terceira idade”. Os objetivos desta iniciativa passaram por fazer uma prevenção no público-alvo dos perigos que correm no seu dia-a-dia e ajudá-los a saber como agir em caso de perigo. Esta palestra foi aberta a todos os idosos da freguesia que quisessem assistir e aprender a viver de forma mais segura.
Peça de teatro Infantil “A Carochinha” – 03.2013
Em parceria com a Ponto Produções em Março foi apresentada a peça de teatro infantil “A Carochinha”. A peça consistia em dois contadores de histórias que divertiram miúdos e graúdos, vestindo a pele de todas as personagens desta tão conhecida história infantil. Um espectáculo recheado de magia e muita música.
Concerto de André Varandas “D´Outros” – 04.2013
"12 Cantos de Abril", D´Outros foi um concerto do músico multi-instrumentista André Varandas onde surgiu o encontro entre a palavra e a música. Este espectáculo pretendeu relembrar vários cantautores e poetas Portugueses de um passado próximo. Foram enaltecidas personalidades da música como Adriano Correia de Oliveira, José Afonso, Miguel Torga, Natália Correia, entre outros.
Peça de teatro Infantil “O Capuchinho Vermelho” – 06.2013
O “Capuchinho Vermelho” surgiu no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Criança. Uma peça apresentada sob a forma de musical, onde cinco contadores de histórias assumiram o comando do palco. Com a ajuda dos seus fiéis amigos, as crianças, assumiram as rédeas da história do Capuchinho Vermelho que se apresentou ligeiramente diferente da tradicional que todos nós conhecemos.
Na aldeia dos sonhos todas as receitas de doces estavam a ser misteriosamente roubadas e o ladrão, bem esse, ninguém sabia quem era! Durante o espectáculo muitas histórias foram contadas… mas no fim, a identidade do Ladrão revelou-se uma grande surpresa para todos.